segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Preparação para o Ano Novo Chinês e vida kung fu

Depois do nosso ano novo ocidental, vem aí o ano novo chinês, Ano da Serpente, e toda a família kung fu está se preparando para o evento. Segundo a tradição chinesa, antes da comemoração do ano novo, deve-se arrumar a casa, quitar as dívidas, se preparar para entrar o ano "zerado". E para isso a Si Fu está promovendo no Mo Gun um "mutirão" para prepará-lo para o ano novo!

Passando fita crepe para proteger os objetos da tinta que estava por vir

A arrumação começou no dia 26/01, um sábado, quando todos da família foram convidados, assim como os participantes do Ving Tsun Experience. Inicialmente para o sábado faríamos a pintura, organização e limpeza do Mo Gun. Tínhamos marcado das 10h às 14h, para quem pudesse participar. Cheguei por volta de 10:20 e já tinha algumas pessoas lá: Si Fu e Sin Sam (seu marido), o Si Hing Vladimir Anchieta (To Dai do Si Baak Julio Camacho) e seu filho Daniel "Dandan", além da Helena, que está no Ving Tsun Experience.

Helena ajuda na pintura da parede do Mo Gun

Ao chegar já fui requisitado pelo Sim Sam a ajudar com a preparação da pintura, passando fita crepe para proteger algumas partes que não deveriam ser pintadas, assim como proteção com jornal. Em seguida começamos a pintura das paredes propriamente ditas. Paredes brancas e uma coluna em vermelho.

Ser alto tem dessas coisas, fui escalado pra pintar a parte de cima da coluna vermelha!

Segundo a Si Fu, a participação de todos é importante para que o Mo Gun tenha a nossa energia, o nosso "suor". Posso dizer com certeza que o Mo Gun tem o meu suor, porque eu normalmente já suo bastante, e algumas gotas de suor com certeza se misturaram à tinta que estávamos preparando e usando para as paredes! =]

Eu e Rodolpho lixando os braços do Muk Yan Jong. Nesse momento eu tinha percebido que também estava deixando um pouco do meu sangue no Mo Gun =]

Aos poucos mais pessoas foram chegando, como o Paulo, que está no Siu Nim Tau comigo, e seu filho Diogo, a Si Jeh Cynthia Tong (que pratica "originalmente" na Barra) e a Si Jeh Inez Viegas. Com isso fomos avançando na preparação do Mo Gun, pintando também o banheiro e a porta, preparando o "Muk Yan Jong" (boneco de madeira) e os "Luk Din Bun Gwaan" (bastões) para lixar e envernizar, entendendo as instruções do manual do suporte de televisão, essas coisas...

Paulo lixando o Jong
E o Diogo lixando os bastões

Não pude ficar até o final no sábado, precisei sair às 13h, mas pelo que a Si Fu me disse, o pessoal conseguiu terminar pelo menos de pintar o Mo Gun e colocar a TV.

Vladimir preparando a TV para colocação no suporte

Não fui ao Mo Gun na segunda-feira, mas na quarta, quando fui para a minha sessão, foi muito legal ver o resultado da pintura e organização feitas no sábado. Encontrei o Si Hing Luciano e a Lucia, que também está no Experience, preparando a área onde foi posicionado o Muk Yan Jong para envernizar, e comecei a ajudar também. Acabou que não fizemos a sessão, para podermos trabalhar no Jong, e terminei a noite envernizando o Jong com a Si Fu e o Si Hing Rodolpho.

O Muk Yan Jong depois da primeira demão de verniz

Acho que posso dizer que essa foi a minha primeira experiência de "vida kung fu" sem estar diretamente ligada ao aprendizado formal do Ving Tsun, ou a alguma cerimônia.


No próximo dia 10/02 será comemorado o ano novo chinês, mas eu infelizmente não estarei aqui, pois vou viajar. Não sei ainda se vai ter algum evento no Mo Gun para a comemoração, acredito que tenha, mas eu não vou poder participar. Mas como eu disse, de certa forma estarei lá, porque agora, no nosso Mo Gun, tem um pouquinho de mim também.

(Não deixem de ler a "cobertura" desses eventos também no Blog do Pereira!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário