segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Fechando 2012...

Voltando depois de um hiato desde a minha cerimônia de admissão na família Moy Lin Mah. Aconteceu bastante coisa por aqui, tanto no Ving Tsun quando na vida profissional e pessoal, por isso fiquei meio sem tempo (ou ânimo mesmo) para continuar meus relatos.

Após a cerimônia começamos a aprender o Siu Nim Tau, a primeira sequência do Ving Tsun. Dividida em 3 partes, que aprendemos em 3 sessões diferentes, naquele mesmo esquema: a Si Fu ou algum Si Hing nos apresenta a sequência uma vez e nós a fazemos de acordo com o que captamos ou entendemos dela. A primeira parte eu achei até tranquilo para assimilar, talvez por ser um pouco parecida com o que vi no Siu Nim Do, mas a dificuldade foi aumentando com a segunda e terceira partes.

Atualmente já me foi passada toda a sequência, e vamos treinando e aprimorando a mesma, prestando atenção em detalhes, etc.

Os exercícios nas sessões vão sendo construídos em cima dessa sequência e introduzindo novos dispositivos.

Uma experiência bem interessante que tive nesse período foi um dia em que fui acompanhar algumas sessões do pessoal que está fazendo o Ving Tsun Experience, como outros Si Hings faziam quando eu estava lá. A Si Fu uma vez me disse que, quando a gente "se torna" o Si Hing de outros praticantes, é realmente como uma relação de irmão mais velho com irmão mais novo, a gente tem uma certa dose de responsabilidade em relação ao irmão mais novo. E eu senti isso claramente quando acompanhei essas sessões, como as pessoas olham pra gente como um exemplo, ou um modelo, para os dispositivos que estão aprendendo, e nós prestamos muito mais atenção no que estamos fazendo para que elas tenham um entendimento melhor daquilo. Foi muito legal, e quero tentar fazer isso mais vezes.

Mas depois dessa sessão do Experience eu não consegui ir durante 2 semanas por causa de (muito) trabalho nesse fim de ano, e também não consegui participar da organização do jantar de fim de ano da família, que aconteceu no dia 21/12.

Nesse jantar ocorreu o "amigo oculto kung fu", onde os presentes não deveriam ser comprados, mas feitos pelos participantes, ou que fosse alguma coisa que representasse alguma coisa para a pessoa. Tive uma grata surpresa quando descobri que quem me tirou foi o Tiago Pereira, que tirou as fotos da minha cerimônia de admissão. Há algum tempo atrás eu tinha pedido para ele me mandar as fotos da cerimônia, ele disse que me enviaria no dia seguinte mas não tive mais notícia. Só que o presente que ele fez para mim foi um álbum com todas as fotografias da cerimônia (não só as minhas). Ele fez um paralelo com uma passagem na vida dele no Ving Tsun, quando o Si Fu dele deu a ele uma camisa com um bordado do ano em que ele entrou para a família kung fu, que foi um marco importante para ele, e pensou em fazer algo semelhante para mim. Foi muito emocionante, e não apenas um presente para mim, mas para todos os praticantes do núcleo Copacabana, já que é um documento daquele momento que foi importante para todos nós. Tanto que várias pessoas já me pediram para levar o álbum para o Mo Gun quando voltarmos às atividades.

Depois desse jantar entramos em um recesso até o início de janeiro, quando voltaremos às atividades no Mo Gun.

2012 pode não ter sido um ano muito tranquilo, foi até um tanto conturbado, mas a entrada para o Ving Tsun e já a admissão na família Moy Lin Mah foi um dos pontos altos desse ano. Como eu disse lá no começo desse blog, a minha intenção ao vir para o Ving Tsun era começar a me exercitar de novo depois de um longo período de sedentarismo, e encontrei na minha família kung fu um espaço muito saudável de convívio e aprendizado, com pessoas fantásticas, e não apenas de exercício físico, mas de desenvolvimento pessoal. Estou realmente muito feliz de ter tomado essa iniciativa esse ano.

E que venha 2013!


Nenhum comentário:

Postar um comentário